quinta-feira, 5 de novembro de 2009

vida

esses dias estive com uma pessoa muito velha, mas com ótima saúde e aparência. o problema é que é uma pessoa extremamente vaidosa, com toques racistas, traços de ódio pela família que aparecem quase involuntariamente e um vasto leque de preconceitos e idiossincrasias bobas. enquanto conversava com ele, tive uma visão horrível, que me assusta até agora: pensei que ele era idêntico a uma barata que sofreu um pisão e que agoniza histericamente pela vida, girando em falso e gratuitamente. a única diferença entre ele e a barata era que essa pessoa era dotada de voz e algum tipo de pensamento. penso que, para que não nos tornemos baratas desesperadas, é preciso aprender sempre e cada vez mais a desapegar-se de si e da vida. acredito que seja a única coisa que realmente nos separa das baratas. só desapegando-se da vida, poderemos viver humanamente, sem lutarmos doidamente contra a morte.

5 comentários:

  1. Me lembrou o "Leite Derramado" do Chico. O Eulálio é bem barata. :)

    ResponderExcluir
  2. É...
    A morte, essa coisa que tanto nos prende à vida. O ser humano, o mais desumano de todos.

    E minha mãe conta que eu nasci por conta de uma barata. Ela grávida, barrigão, calor do norte e eis que uma barata surge. Susto e puft! Nasci.

    (Adorei aqui!)

    ResponderExcluir
  3. como diz a epígrafe de um livro que fala de uma barata: "A complete life may be one ending in so full identification with the non-self that there is no self to die".

    ResponderExcluir
  4. Lembrei de um conto de uma americana que chama Nell Freudenberg, que li na Granta.
    A narradora é uma avó quase fôfa, mas que por ser de outra época dá muita importancia a raça e religião dos outros, dos vizinhos, do namorado da neta. Ela diz coisas como: Não sei como os Estados Unidos passaram da segregação para o completo fingimento de que raça não existe.

    ResponderExcluir
  5. Yes! é isso. Encontrei seu blog neste domingo e lê-lo, de frente pra trás foi a melhor coisa neste dia cinza.

    ResponderExcluir