domingo, 30 de março de 2014

caetano

agradeço por ter nascido na mesma época que caetano veloso e: jorge benjor, luis melodia, macalé, tim maia, chico buarque, nelson cavaquinho, maria bethânia. mas olha, só uma coisa: agradeço por ter nascido na mesma época que caetano veloso.

terça-feira, 25 de março de 2014

solidão

melhor do que fazer as coisas certo, é fazer as coisas leve, mesmo quando elas são pesadas. as coisas certo envaidecem, mas causam solidão. ninguém quer muito a companhia de quem faz tudo certo.

sexta-feira, 21 de março de 2014

sarah

pense numa combinação absurda: uma pessoa que, por gostar de caravelas brasileiras, vai estudar literatura portuguesa em glasgow, a cidade europeia que tem a maior tradição na construção de navios de grande porte. ela se apaixona tanto pelas caravelas e pelo português, que vai morar nos açores, para aprender a língua. de lá, ela vem para o brasil. mas, uma vez aqui, não quer visitar são paulo, o rio de janeiro, nada. só abrolhos e itacaré. ela fica em itacaré, onde abre um sebo e faz traduções. ela gosta de barcos, literatura brasileira e de surf. e tem mais uma coisa: ela existe e se chama sarah. faz poesia em português e nós duas, no porto de salvador, vimos um navio vindo de hamburgo com grandes contêineres que pareciam livros numa biblioteca gigante. eles carregavam carros ou creme hidratante ou lentes de aumento ou panoramas da literatura brasileira. não sabemos. mas um desses contêineres iria cair no mar e, daqui a cem mil anos, um pesquisador vai encontrar esses panoramas da literatura brasileira e só ele saberá, inutilmente, que ela estava prestes a salvar o mundo, mas que o mundo não quis ser salvo.

terça-feira, 18 de março de 2014

estrela

no hotel onde estou hospedada, um três estrelas beirando duas mas querendo parecer quatro, o frigobar do quarto vem vazio. mas, sobre ele, um aviso: prezado hóspede, se quiser o kit frigobar, peça: kit frigobar básico, kit frigobar prata, kit frigobar golden e e kit frigobar platinum. o platinum vem com duas cervejas, dois refrigerantes e duas águas. custa trinta e dois reais. não pensei que fosse viver para precisar ouvir essa combinação de palavras: kit, frigobar e platinum, todas numa mesma frase.

sábado, 15 de março de 2014

linguiça

apesar de não sermos religiosos, em casa ainda havia certo tabu em comprar carne de porco. acontece que ele adorava presunto, pernil, linguiça e mortadela, o que nos obrigava a procurar bares e lanchonetes para comê-los. no restaurante, não. seria ostensivo demais. então encontrávamos padarias com bons sanduíches de mortadela, a "saladinha" da rua três rios para o de pernil e um bar da rua são bento para o de linguiça. o porco foi nossa reserva de amizade secreta e segura. hoje, como carne de porco com cerimônia. brindo intimamente a ele, que apreciaria tanto essa linguiça e, retroativamente, cultivo nosso segredo: pai, essa é de bragança paulista.

quinta-feira, 13 de março de 2014

erros

sem pensar, ser acometido de, virar cometa, cometer doze pecados, poucas horas para acabar, meu pai e o acabamento das saias, saia já daqui, daqui não saio, daqui ninguém me tira, era a piada que me contavam quando eu era pequena, desligar o motor metalinguístico, frustrar os leitores, perder amigos no facebook, perder os campeonatos verbais, falar a vírgula errada, falar a vírgulas errados, sabotar, sabão em pó.

domingo, 9 de março de 2014

irmã

entramos juntas numa loja de cds em jerusalem. depois de pouco tempo, eu chorava de um lado, ouvindo um cd do mati caspi, que me lembrava a adolescência, e ela do outro, ouvindo um vinil do jethro tull. eu, feliz: lembrei de tanta coisa. ela, triste: onde está aquela que eu fui? hoje, com sessenta anos, acho que ela reencontrou.

sexta-feira, 7 de março de 2014

ela

uma mulher arruma as escovas de dentes: a vermelha, no de geleia; a verde, no de requeijão. uma pasta para os dois. duas saboneteiras: vermelha e verde também. os nomes nas camisetas. estão dormindo. ajeita o cobertor, um pouco mais para cima. prepara um café e bebe. as sirenes pararam. ninguém diz que está tudo bem. está, ela sabe. sabe muito, ela.

terça-feira, 4 de março de 2014

conclusão

o melhor remédio para a tristeza: não tire conclusões. para a raiva: não tire conclusões. para manter a alegria: não tire conclusões. para sentir alegria: não tire conclusões. para o progresso da ciência: não tire conclusões. para a paz: não etc.

sábado, 1 de março de 2014

alecrim


se um dia os deuses quiserem me fazer feliz, permitirão que eu consiga escrever algo assim:

alecrim, alecrim dourado, que nasceu no campo e não foi semeado.
alecrim, alecrim dourado, que nasceu no campo e não foi semeado.
foi o meu amor, que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim.