sábado, 15 de outubro de 2011

querer

comecei a dar aulas sem querer, há trinta e dois anos, porque falava inglês razoavelmente e tinha um bom sotaque. hoje não dou mais aulas sem querer, faço porque quero. mas aprendi que alguma coisa neste ofício absurdo - teatral, gratificante, errático, mal remunerado e utópico - precisa ser sem querer. assim, quando você vê, nem sabe como, está lá, ensinando.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

mexerica

descobri que a maior demonstração de integração entre o homem e a natureza é a mexerica. coberta por uma pele que a protege perfeitamente, mas que é facilmente removível por dedos humanos, provocando o prazer do descasque; acondicionada em gomos simétricos e de dimensões nem muito grandes nem muito pequenas e de muito fácil separação; fundindo o sabor refrescante do amargo ao sabor infantil do doce e apresentando-se em diversas variações de cor, formato, textura e paladar, a mexerica evoluiu, ao longo de milhares de anos, exclusivamente para servir ao gozo e à inteligência humanas. além de ter esse nome, mexerica, que é quase tão lindo e bom como ela.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

tão

quando não for mais tão tarde, tão rápido, tão tanto, então haverá uma curva no ar e a respiração demorará mais tempo para perfazer seu ciclo.

sábado, 8 de outubro de 2011

biblioteca

sugestão para uma organização de biblioteca: livros que começam com o artigo definido, "o" e "a" e que, por isso, são difíceis de classificar em ordem alfabética; livros cujos personagens parecem inteligentes e auto-irônicos, mas que no fundo são só chatos; livros que seria melhor nunca ter lido; livros que você sabe que são muito interessantes mas que nem por isso vai dispender o tempo necessário para lê-los (como a ascensão e a queda de algum império antigo); livros de nacionalidades malucas, como gana e uzbequistão, países cuja única oportunidade de figurarem juntos é nesta biblioteca; livros que se sentem sozinhos e que por isso é melhor colocá-los juntos para eles ficarem mais felizes.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

aquilo

para acontecer algo que a gente quer muito que aconteça, o ideal é não querer que aquilo aconteça. daí acontece. mas como fazer para não querer? é preciso querer muito não querer e daí também não funciona. e também não funciona se você só não quer para que aquilo aconteça. é preciso deixar de querer. só. sem motivo. aliás, não é preciso. só é.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

documentos

pouca gente sabe, mas os documentos, na verdade, são diabos. toda as noites eles se reúnem e elegem quem serão os incautos à custa dos quais eles irão se divertir no dia seguinte. mal amanhece e um desses desafortunados recebe: três multas, sendo uma de quinhentos e cinquenta reais; uma intimação da receita federal para comparecer no centro da cidade onde mora, no dia seguinte, para recuperar um problema que o idiota tenta resolver há quatro anos, sem sucesso e uma notícia de que a entrevista finalmente conseguida para o visto de entrada nos estados unidos da américa foi mal agendada e a foto não foi aceita por problemas de iluminação. daí os diabos-documentos riem muito, mas muito mesmo e o incauto baixa a cabeça e chora.

sábado, 1 de outubro de 2011

certeza

quanto mais amadureço, mais percebo que um dos maiores problemas da juventude (e ela tem tão poucos) são as certezas. como é bom perdê-las e ver que tão poucas coisas são tão sérias, tão verdadeiras ou tão certas quanto pensávamos. uma grande certeza nunca vale tanto quanto uma dúvida, mesmo que pequena.