terça-feira, 3 de maio de 2011

anágua

minha avó tinha vergonha de se sentar porque saberiam que ela tinha bunda; nunca se viu nua, porque tomava banho de anágua; comprava um frango na segunda-feira e ele tinha que durar a semana inteira; comprava três pacotinhos de chocolate, escrevia os nomes das netas no diminutivo e nos entregava na sexta-feira à noite: stelinhu, janynhu, noeminhu; não comia nada na casa dos outros, só na própria casa; fazia doce de casca de melancia; usava corante nos bolos e eles ficavam verdes, azuis, vermelhos; só andou de ônibus até morrer, porque se recusava a pegar um táxi; guardava o dinheiro que tinha em caixas de sapatos; ria muito e gostava de rir conosco. quando a leda era bebê e ria, ela gargalhava e dizia em alemão: sie lach!

3 comentários:

  1. minha vó me colocava no colo , passava a mão nos meus cabelos e me olhava nos olhos, mesmo sem enxergar nada. assim ela dizia tudo. obrigada por me fazer lembrar.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó boazinha:usava vestidos floridos de tecidos leves; era corpudona, usava óculos, amarrava os cabelos em forma de coque; toda noite ela reunia os filhos e os netos presentes e fazia leitura de contos bíblicos; toda manhã fazia café de coador no fogão à lenha, pegava um pacotão de bolachas e dividia um punhado para cada um à mesa; algumas tardezinhas levava um banquinho para as sombras das árvores que ficavam lá no fundo do terreiro e cortava os cabelos dos meninos; ela sabia de tudo um pouco e sempre teve ar sereno e bondoso; algumas vezes a vi chorar copiosamente... Quando mais idosa tornou-se teimosa como uma mula-empacada. E por muito tempo tive sentimento de culpa porque não tive paciência de ensinar-lhe datilografia...rs

    ResponderExcluir
  3. nossa avo tambem gostava que lhe penteasmse os cabelos.
    Ela vinha visitar os netos e pagava para que eles a penteassem com o mesmo pente que ela sempre usava na cabeça. Lembra??? e ela vinha de onibus.

    ResponderExcluir