domingo, 15 de maio de 2011

papoula

achei um único lugar de são paulo que ainda vende rocambole de papoula. a importação da papoula é tão dificultada pelo brasil, que a maioria dos compradores desistiu de comprá-la e, por isso, os doces famosos do bom retiro não existem mais. a papoula como recheio, misturada com açúcar e manteiga, consegue superar até o chocolate. é como um chocolate com pedrinhas que se desfazem, com um gosto que não é exatamente doce. a papoula está entre o fácil do doce e o estranho do amargo. preenche todos os espaços do interior da boca, ocupa a gengiva sem incomodá-la, espalha-se na língua e, quando chega à garganta, provoca um misto de calor e maciez robusta. a papoula restaura e sacia, além da imensa vantagem de ser proveniente da hungria. a papoula é a hungria das comidas.

7 comentários:

  1. Tucupi é um extrato da mandioca. Para ser consumido precisa passar por sete dias - e noites - de fervura lenta, imerso num caldeirão; extrair o veneno. O jambu amortece a língua e tem a divina - e demoníaca- capacidade de deixar-lhe acesa. Cobra na areia quente.

    ResponderExcluir
  2. Esta é nova! Nem sabia que existia doce de papoula. Passei longo tempo de minha vida tomando sorvete apenas sabor morango; numa cantina - lasanha à bolonhesa; suco somente de laranja; caipirinha sabor limão... Tudo era tão previsível que a palavra exótico me parecia um palavrão.
    Vieram os amores, os amigos, daí comecei a experimentar coisas novas. Meu último namorado - aliás, um pisciano nato - me ensinou a saborear um tantão de coisas esquisitas. Fica difícil esquecê-lo porque ele sempre teve gosto de novidade, de algo que acabou de ser criado...

    ResponderExcluir
  3. e onde é que eu acho isso meu deus do céu?

    ResponderExcluir
  4. empório húngaro. rua da paz, 956.chácara santo antonio. tel:51816298

    ResponderExcluir
  5. Me lembrei da Leda comendo paozinho recheado de papoula na ultima manha em budapeste. a unica manha de sol em Budapeste. No bar onde descobri que mária (a atendente baixinha) era o feminino de mário.

    ResponderExcluir
  6. PRODUTO: SEMENTE DE PAPOULA PARA CULINÁRIA
    PESO: 125gr
    MARCA: MI TIERRA
    PROCEDENCIA: CHILE
    PREÇO: 130,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452895143-papaver-blaumohn-papoula-semente-culinaria-125gr-_JM

    ResponderExcluir