sexta-feira, 13 de maio de 2011

pedido

katherine mansfield, pouco antes da morte, disse: "se eu pudesse fazer um único pedido a deus, ele seria: eu quero ser real". o que é ser real? não é ser verdadeiro, porque a verdade está relacionada à moral ou à filosofia. o oposto de verdadeiro é falso e não irreal. o real está ligado à própria existência física. talvez o fato mesmo de querer ser real, ou seja, não ser ficcional, é que impeça alguém de sê-lo. querer ser real já é, em si mesmo, uma elaboração ficcional, de alguém que fabula a própria vida. será que a única maneira de ser real é não querer sê-lo?

3 comentários:

  1. Katherine não percebeu, mas não tinha como não ser real com aquela escrita tão substantiva. O real é substantivo; katherine é.

    Me ocorreu a Clarice: a solução é escrever distraidamente.

    E Pessoa: porque, então, eu, não sendo consciente, eu era a vida.....hoje eu vejo como via, mas por trás dos olhos, vejo-me vendo, e só com isso se obscurece o sol, o verde das árvores é velho, e as flores murcham antes de aparecidas.

    E ainda os Titãs: o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído...

    Por tudo isso, meu cachorro Bento é real, e sequer desconfia. Como Katherine Mansfield.

    ResponderExcluir
  2. A única maneira de ser real, no sentido querido por Katherine Mansfield, é estar sozinho no mundo. Quando o inexistente Deus criou Eva, criou, possivelmente sem se dar conta, o teatro. "Teatro, todo és teatro...", é uma canção (linda) de "Tacones lejanos" que explica bem esse caso aí.

    ResponderExcluir