terça-feira, 17 de maio de 2011

uso

coisas de que não gosto no uso da língua:o uso do presente em exposições teóricas sobre o passado, como em "nesse momento, descartes decide viajar"; o uso do futuro para desculpar-se, como em, "olha, agora eu não vou ter espaguete"; o uso do condicional intransitivo ao telefone, como em: "quem gostaria?"; o uso do pronome interrogativo intransitivo, também ao telefone, como em: "de onde?"; o uso da pergunta dirigida por clientes a funcionários, para saber se eles trabalham em algum lugar: "você é daqui?"e o uso da interjeição "hã?".

10 comentários:

  1. E ultimamente temos que conviver com desejabilidade, empregabilidade, treinabilidade e empoderamento. E quando eu ligo pro restaurante e peço "quatro esfihas de carne e quatro de ricota, todas elas fechadas", tenho que ouvir na confirmação do pedido "quatro esfihas de carne fechadas e quatro de ricota". Não há meio das atendentes entenderem essa imprecisão de linguagem. E eu fico torcendo por esfihas de ricota fechadas. Sempre mandam fechadas: elas dominam a arte do português errado.

    ResponderExcluir
  2. é tudo bem chato mesmo, mas, ah, vai. o "hã?" é legal.

    ResponderExcluir
  3. kkkk... que triste, ai de ti!
    Após uma briga um ex-namorado me puxou pela cintura, me apertou forte (delicioso guri)e disse: "nóis vévi brigando mais nóis se gosta!" - fiquei arrasada, seria melhor ter continuado a discussão. rs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Leda. Eu sou usuário fervoroso de "hã?".

    ResponderExcluir
  5. Embora o 'hã?' possa soar debilóide, não me desgosta tanto quanto os demais - embaixo dos quais assino em maiúsculas.

    E sabe de que gosto no uso da escrita? coisas como "uso", pertinentes e pontuais.

    ResponderExcluir
  6. e quando estamos contando alguma história que consideramos super legal, aguardando uma réplica inteligente de nosso interlocutor, mas o que nos chega é simplesmente um: "né?"... hein?!

    ResponderExcluir
  7. Outra coisa irritante é quando a pessoa fala alguma coisa e logo em seguida diz "minto" e daí fala o exato oposto como se fosse completamente normal.

    Mas "hã?" é legal mesmo

    ResponderExcluir
  8. Também simpatizo com o HÃ.
    Mas o resto, eu concordo.
    Quando chamo alguém por telefone e me perguntam: Fulano de onde? Geralmente respondo: De São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Também me divirto/irrito com girias muito datadas tipo "MANJA?

    ResponderExcluir
  10. Só mais uma coisa que acabei de lembrar!
    Detesto quando a vendedora fala: Essa eu vou ter no azul e no verde.
    Como assim? Não seria bem melhor "Tem azul e verde"? Simples, né?

    ResponderExcluir