sexta-feira, 19 de agosto de 2011

melancolia

não reconheço, na atitude final de justine, no filme melancolia, uma atitude melancólica. o melancólico não acha que sabe as coisas, que conhece antecipadamente o que vai acontecer, não se satisfaz nem se alivia com o que pensa que sabe. sua cumplicidade com o final do planeta, a pacificação de sua dor pela certeza da fatalidade do acaso são muito mais maníacas do que depressivas ou propriamente melancólicas. não gosto da forma como ela trata a irmã com superioridade e desdém.o melancólico carrega saturno dentro de si e essa objetivação do planeta melancolia, esse planeta tão externo que aparece no filme tem um lado alegórico que não me convence.

2 comentários:

  1. Noemi
    Adorei sua conexão com Saturno. Trata-se mais de sentir do que saber.
    Malu

    ResponderExcluir
  2. Noemi, mas o filme é dividido em duas partes: Justine (parte 1) e Claire (Parte 2). Eu entendi essas divisões também como uma mudança de foco narrativo. Nesse sentido, Justine estaria melancólica somente na primeira parte enquanto, na segunda, a atitude melancólica é de sua irmã. Justine sabe perceber, admitir e viver sua melancolia e, assim, consegue transitar por ela, não a vive num estado crônico. Já Claire, que se reprime durante todo o filme, sucumbe na segunda parte, sendo ela, agora, a vítima.
    Você está certa: no final, ela não tem uma atitude melancólica, mas é porque ela não é mais melancólica e por isso aceita não só a passagem como a colisão. Mas sua irmã não acredita nem mesmo que a passagem a atinge e é justamente ela quem sofre.

    Abç.
    Gabriela

    ResponderExcluir