segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

acaso

uma das maiores desvantagens da internet em relação aos meios físicos (livros, jornais), é a diminuição e possivelmente até a eliminação do acaso, essencial no trabalho de criação e de investigação. como a internet não é horizontal, exposta e como ela depende do usuário para que os resultados apareçam, dificilmente ela nos surpreende com algo inesperado, uma capa azul que lembra a parede da casa da avó ou uma lombada estranha manchada, que muda todo o rumo do que vínhamos fazendo. é preciso uma parcela de descontrole tanto no trabalho expressivo como no científico e para isso é preciso que algo caia na cabeça do criador: um volume, um documento, uma cópia de xerox mal encaixada.

Um comentário:

  1. noemi, tem muito acaso, mas acho (suposições) que o tempo de fruí-los é que não rola. a relação como o tempo na rede é que impede que os acasos se realizem ou que os realizemos. não dá tempo.
    sinto que tenho deixado muitos acasos promovidos pela rede subaproveitados (tô bem chateada com essa relação esfaimada e alucinada com o tempo que não permite a ficha cair).

    ResponderExcluir