sábado, 22 de janeiro de 2011

diminutivo

é um privilégio que o português, como poucas línguas, tenha o diminutivo, o que nos permite dizer coisas lindas, como "teresa, você é a coisa mais bonita que eu vi até hoje na minha vida, inclusive o porquinho da índia que me deram quando eu tinha seis anos". por outro lado, e certamente a partir do mesmo raciocínio de apequenamento, o "inho" também pode ser um indicador de segregação social. na pousada em que eu estava, ouvi a perua se dirigindo ao cozinheiro: "thiago, você pode me fazer um omeletinho ou uns ovinhos mexidos? ou melhor, acho que eu preferia um tostexzinho. ai, não sei, thiago! tostex ou ovinhos?"

Um comentário:

  1. Ainda bem que não era você a tal perua! kkkk...
    Quantas pessoas nos enxergam com olhos, que se fossem nossos,não teríam o mesmo foco?!
    Será que em algumas situações (sem ovinhos nem tostexzinhos) também nos veem como peruas? - Ai, sua história me deu receio!

    ResponderExcluir