quinta-feira, 21 de abril de 2011

liquidificador/ ricardo

tenho a impressão de que a formação da assim chamada "nova classe média", ao invés de diminuir, só tem feito aumentar o abismo social. ela tem chamado tanto a atenção sobre si, que é como se as classes baixas tivessem subitamente cessado de existir. mas elas subsistem atrozes. por outro lado, o que ocorreu com a nova classe média não foi um maior acesso aos direitos e à cultura, mas ao consumo de bens do capital. não é exatamente uma democratização dos direitos, mas um aprofundamento do capitalismo. maior democracia é comprar mais liquidificadores? tenho andado bem confusa. ricardo, explique!

3 comentários:

  1. Prezada mestra, antes que Ricardo se manifeste, lhe valho eu: com banana e bolo é que se engana o tolo.

    Palavras de mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Voltando à mestra: com todo o respeito que a hierarquia impõe (mire como sou antigo - anterior, inclusive, à nova classe média), gostaria de sua participação em meu blog, onde, uma nova postagem, necessita de continuidade.

    E que o coelhinho não deixe de passar por aí.

    Saudações (jurassicamente?) pascais.

    ResponderExcluir
  3. Textinho incrível, Noemi... adorei.
    é impressionante como o discurso distorcido e estratégias do capital tentam nos cegar e nos manipular para a aceitação. Afirmo a sua interrogação, não! democracia não é comprar mais liquidificadores. Mas na falsa democracia em que vivemos, infelizmente, "funciona".

    ResponderExcluir