segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

lorenzo

graças a lorenzo, um italiano não judeu que primo levi conheceu em auschwitz, e que trabalhava numa fábrica próxima, ele e seu amigo alberto sobreviveram ao campo de concentração. lorenzo levou sopa e pão para os dois, todos os dias, durante quatro meses, pondo em risco a própria vida, sem ganhar nada em troca. é muito difícil, talvez impossível, imaginar como seriam as ações e reações que eu, ou qualquer outra pessoa, teriam numa situação como esta. mas lorenzo, com seu silêncio, sua recusa sincera em receber alguma forma de agradecimento, seu gesto arriscado e decisivo para a vida de primo levi, é, para mim, uma verdade serena que sustenta um passado que não tive.

3 comentários:

  1. "A liberdade espiritual do ser humano, a qual não se pode tirar, permite-lhe, até o último suspiro, configurar sua vida de modo que tenha sentido. Pois não somente uma vida ativa tem sentido(...)Se é que a vida tem sentido, também o sofrimento necessariamente o terá." Viktor Frankl

    ResponderExcluir
  2. Nossa, q maravilha é o seu blog! Está de parabéns, espero passar muitas vezes por aqui e ler seus textos! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Além de estudar a liderança carismática de Hitler, li "A menina que roubava livros" de Markus Zusak, estas foram as únicas vezes que mais me aproximei do passado que você não teve. Sinceramente, a história sempre irá me doer!

    ResponderExcluir