domingo, 1 de janeiro de 2012

isolamento

aprendi que a poesia é isolamento da palavra. retire uma palavra do meio de uma multidão. por exemplo: multidão. isole-a. veja como ela se transforma no que ela é. uma multidão sozinha ou um falso aumentativo. agora aproxime-a de outra palavra isolada. por exemplo: outra. assim: multidão outra. já é quase um poema.

4 comentários:

  1. também isolamento de silabas ?
    poesia.ia
    ou
    pó.poema
    quem sabe a pulverizada liberdade de um beija-flor ?

    ResponderExcluir
  2. gosto dos teus pensamentos, são muito explanadores e verdadeiros rs.

    ResponderExcluir
  3. Noemi, venho do Roda Viva até aqui; foi vagando que cheguei; ‘estava’ com Amós Oz e lhe vi; futucando, encontrei o seu blog... As vezes eu divido que a poesia exista, então penso: “A poesia é uma mentira” Então vejo que fiz um poema... Volto a crer que a poesia existe.
    Sabe, preciso que alguém do ramo olhe para o meu blog com carinho, contudo sem paternalismo ou preocupações políticas. Faria isso? Recomendo meu último texto “O cínico”. Ah, se ler, comente... Não sou fichado, não possui filiação partidária, não milito por nenhuma causa e não falo mal de ninguém nessa vida. Abraço! Abraço?

    ResponderExcluir
  4. Noemi é nome de vó. Ao menos, da minha vó. Ela tem 83, cozinha ovos para guardar na geladeira e faz gelatina para soltar o intestino. Todos os dias, ela acorda e arruma perpendicularmente os oito tapetes diante das portas do andar de apartamentos que ela mora. Ela faz poesia com a neurose dela. Você, Jaffe, faz poesia com migalhas da existência. Eu gosto muito disso.

    Ah! Parabéns pela sua presença no Roda Viva com o Amos Oz. Você era a única entrevistadora que escutava o sujeito e não buscava redimir o enclave israelenses-palestinos. Sim sim, certamente ele deve ser parente do Mágico de Oz.

    ResponderExcluir