terça-feira, 5 de novembro de 2013

tempo

o tempo pode ser nada mais do que uma dimensão do espaço: deslocamento de energia ou corpos em movimento cuja energia vai diminuindo até se transformar. mas outro dia pensei o contrário: o espaço como dimensão do tempo: só sabemos que uma coisa é uma coisa e que pode, por exemplo, nos machucar, porque ele está aqui, agora, no mesmo tempo que nós. sua presença no espaço seria somente uma percepção da simultaneidade e não de sua realidade fisica. a ideia do tempo como dimensão do espaço leva a um pensamento mais centrado no eu, enquanto a do espaço como dimensão do tempo é mais centrada no cosmo e, aqui, o eu se torna um evento tão insignificante como uma cadeira num cinema.

3 comentários:

  1. GOSTEI DA IDEIA DO ESPAÇOTEMPO (JUNTO MESMO) POIS, POR UM LADO, OU POR OUTRO, OS DOIS NÃO SE SEPARAM. EU VOCÊ NÓS SOMOS PRESENÇA NO ESPAÇO TEMPO, AINDA QUE SÓ DE PASSAGEM. BJ MARCELO

    ResponderExcluir
  2. tempo-fragmento, tempo-imperfeito. tempo,tempo,tempo, catavento, cataclismas.tempo avesso, tempo. tempo em que ordenham-se as vacas e emitem-se sinais de desprezo.tempo fulgurante, tempo sem jeito.tempo em que os homens são amenos e outros tempos em que os mesmos homens mal sabem de si mesmos.

    ResponderExcluir
  3. o tempo pode estar parado, em qualquer esquina da vida...

    ResponderExcluir