quinta-feira, 21 de maio de 2009

história

eu estava sentada no aeroporto, esperando um voo e me chamou a atenção um menino deficiente, com alguma doença mental rara. estavam ele e o pai juntos. o menino tinha uma expressão muito doce, mas batia repetidamente a cabeça contra o corpo do pai. o pai reagia com paciência, mas com um ar desolado também. fiquei pensando na dificuldade de ter um filho deficiente, quando se juntou a eles um outro filho, deficiente também. e logo mais um. eram três filhos com a mesma doença, todos grandes, fortes, bonitos e com a mesma expressão de inocência. lembrei imediatamente de um conto do oscar quiroga, a galinha degolada, que narra a história de quatro irmãos deficientes mentais abandonados pelos pais à própria sorte e mudez. no mesmo instante, sentou-se ao meu lado um rapaz e abriu um livro de contos. espiei, e o conto que ele lia era a galinha degolada. emudeci também. era como se o conto tivesse vindo até nós vivo, para nos ser contado e transformado. acho a ideia de coincidências mais bonita do que a ideia de destino. penso que elas são mais misteriosas ainda do que ele. como se forças narrativas se atraíssem para se encontrarem para aqueles que se interessam por elas. as histórias querem ser contadas. 

5 comentários:

  1. Incrível! Mas não consigo acreditar em coincidência, gosto de pensar que tudo acontece porque existe um propósito.

    ResponderExcluir
  2. Sim! sempre me lembro de Milan Kundera: "(...) é certo censurar o homem que é cego a essas coincidências em sua vida diária. Pois sendo assim, ele priva sua vida de uma nova dimensão de beleza".
    Estatísticamente falando, a existência de um 'propósito' é de fato mais provável do que a da mera coincidência. São infinitamente ínfimas as chances de que uma convergência dessa ocorra, e no entanto... uau!

    ResponderExcluir
  3. Noemi, que lindo! As coincidências parecem fazer as coisas acontecerem, né? Justamente quando nada parece estar acontecendo...

    ResponderExcluir
  4. Verdade isso? Inacreditável.

    Se alguém colocasse isso num romance, iria ser acusado de "forçar a barra."

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Histórias com esta, de alguma forma ou de outra, com maior ou menor intensidade (a sua foi incrível!), são comuns a todos nós. Quem nunca disse: foi uma transmissão de pensamento? Quem nunca se espantou com uma "coincidência" destas?

    Então, cara amiga, tenho a impressão de que tudo está muito conectado, mas nós não temos os sentidos suficientes para perceber mais deste mundo ao redor e do qual fazemos parte. Mas, podemos treinar.

    Acho maravilhoso que tenhas contado este acontecimento de forma tão bela e humana. Você está ajudando outros a abrirem seus olhos.

    Obrigado!!

    Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir