segunda-feira, 25 de maio de 2009

luzes

estava na rua procurando urgentemente uma papelaria. quando abriu o sinal e eu a atravessar a rua correndo, um velhinho de cabelos desgrenhados, camisa regata branca e larga, calça puída e olhar dilatado, se aproximou de mim e começou: "você viu os vagalumes? tinha um grupo enorme de vagalumes por aqui! é estranho, porque os vagalumes não costumam frequentar essa parte da cidade e muito menos nessa época do ano. são paulo tem milhões de vagalumes, eles iluminam minhas noites e você sabe, não é, que sua emissão de luz vem de órgãos fosforescentes que eles possuem no abdômen, mas tenho ficado muito preocupado, porque sua luminescência tem sido ameaçada pela forte iluminação das cidades que, inclusive, interfere em sua reprodução, o que ameaça até sua própria existência. você já imaginou o mundo sem vagalumes? é por isso que eu fiquei me perguntando sobre a presença desse grupo imenso bem aqui, nessa parte da cidade. você viu?" vi uma papelaria logo adiante e fui andando naquela direção. ele veio atrás de mim e continuou falando. não dei atenção a ele. fiz tudo para que ele percebesse que eu precisava entrar na papelaria. ele acabou se dando conta, seguiu adiante e, logo mais à frente, parou outra pessoa e desatou a conversar. meu deus, onde está esse homem? onde estão os vagalumes, que eu nunca os vi? por que sua luz está ameaçada de extinção pela grande luz da cidade, que ilumina os pedestres que vão atrás de papelarias?

2 comentários:

  1. oi Noemi! Boa notícia saber do seu blog. Vagalumes, eu não os vejo nem na praia, nem no campo... acabaram todos! O bonito seria se esse velhinho fosse alguma coisa como um personagem de Lewis Carrol, e sua barriga de repente começasse a ficar verde e luminosa como uma lanterna...
    beijos
    Marcelo Coelho

    ResponderExcluir
  2. O vagalume faz um jogo de luz bastante sincronizado que atrai a parceira correta para ele, é o símbolo da luz, do verdadeiro amor, amor iluminado. O fato é que a medida que as pessoas se distanciaram do simples a vida delas tomou uma grande distância do amor, aquele cuja fonte é o Grande Espírito e nos é estranho que alguém enxergue a verdade no meio de tantas "distrações" são na verdade tidas como pessoas "fora da realidade" mas na verdade fora da realidade de quem? Fica a reflexão, para onde foram os vagalumes?

    ResponderExcluir