terça-feira, 24 de abril de 2012

palavrão

puta merda é muito diferente de puta que o pariu, de merda, de bosta, de é foda e de vá tomar no cu.e é espantoso como o falante usa cada uma dessas expressões com propriedade, agudeza, discernimento e intensidade, dependendo da circunstância. puta merda é geralmente usado quando algo resulta diferente do previsto e negativamente. puta que o pariu usa-se mais para se referir a alguém que tenha frustrado a expectativa do sujeito. já merda é um puta merda atenuado e bosta está praticamente no mesmo registro de desagradável ou chato. é foda é insubstituível em sua especificidade e se aplica com justeza a situações irremediáveis, provocando invariavelmente empatia e solidariedade por parte do receptor. vá tomar no cu está na mesma categoria de impossibilidade de substituição, pois não há no mundo xingamento mais prazeroso para quem o profere.

8 comentários:

  1. Vou lavar o teu teclado com sabão (rsrs).

    ResponderExcluir
  2. E eu conheço um português, António, que de 10 palavras que fala, 6 são palavrões. Nunca vi tanta categoria pra falar palavrão. Eu sou muito bom nisso também, Noemi, mas António é o melhor. Uma vez ele me contou um caso de conhecidos nossos - gente boa - e começou a história assim: os filhos-da-puta vieram aqui...Achei tão bom António trocar dois nomes simples e familiares por os filhos-da-puta! António também aplicava na hora certa um na casa do caralho. Pô, Noemi, fiquei com saudades do meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Noemi,
    como é que você consegue? De fato, é o palavrão mór. Eu, por exemplo, mesmo ruminando, profiro-o sempre que sinto raiva. Esse comentário é uma redenção.

    ResponderExcluir
  4. Uma observação: o "É foda..." funciona mais como um suspiro, um reconhecimento de dificuldade e impulso para perseverar. Para as situações irremediáveis e provocadoras de empatia e solidariedade, eu usaria o "Fodeu!", acompanhado pela ocultação do rosto do falante nas mãos, em gesto de desespero e pesar, de absoluta sensação de impotência.

    ResponderExcluir
  5. puta que pariu, que meda voce é foda,caralho......

    ResponderExcluir
  6. Conheci um senhor que deixava bilhetes assim pra babá de seu filho:

    'Aviso`a nurse: não macule com seus dígitos impuros o mamilo sintético da criança'.

    Morreu sufocado por um puta que pariu estilhaçado na garganta.

    ResponderExcluir
  7. citando os mais usados
    pq a lista é grande p porra

    ResponderExcluir