terça-feira, 31 de julho de 2012

letra (post hesitante)

é claro que é absurdo idealizar o não letramento do sertanejo mais velho e relacionar diretamente a isso sua sabedoria sobre a natureza e a existência. mas algo que percebo é que, com a aquisição do letramento, adquire-se também uma espécie de figurativização do real que diminui a capacidade de integração orgânica entre a imaginação, a inteligência e os sentidos. o mundo passa a ganhar contornos letrados, as coisas passam a ganhar significados mais claros e definidos. tudo recebe limites. é o destino da letra e do pensamento representativo. acho que os responsáveis pelo letramento das crianças deveriam, cada vez mais, levar em conta possibilidades de integrar o pensamento mágico - sem limites, não representativo, alógico - ao ensino do alfabeto e dos significados das palavras. tenho medo de que, num mundo de correspondência unívoca entre significantes e significados, percam-se os sacis, as uiaras e as simpatias sem pé nem cabeça.

4 comentários:

  1. não se preocupe noemi. eles apenas são substituídos, mas para vê-los é preciso aprender um novo alfabeto.

    ResponderExcluir
  2. A sabedoria do sertanejo sobre a natureza e a existência tem a ver com a convivência permanente do sertanejo com a natureza e a existência. Uma peruete da cidade sabe a diferença entre uma bolsa Prada e uma bolsa Hermès, mas não sabe o que é uma bolsa. Para a mesma peruete, natureza e conforto são indissociáveis, e viver tem a ver com comprar. O conforto e a facilidade corrompem. E eu vou entrar numa reunião daqui a 5 minutos e não posso mais escrever aqui.

    ResponderExcluir
  3. noemi, quando voltará a orientar mestrandos na PUC?

    ResponderExcluir
  4. Não tem como Noemi. A mágica continua. Veja só:
    Quanto mais ao nordeste, a linguagem do mais o letrado fica parecendo dicionário que caiu no chão e misturou as letras. Leva muitas palavras do português castiço e ganha uma riqueza de expressões que são imbatíveis:
    “Quando contaram o significado do nome “La Boi Tê” ao Ranulpho, o dono da casa de mulher dama ficou agastado com as sandices chistosas dos coronéis no salão. Depois de dizer que não finaria por isso mudou o nome para “Spina Praka”…

    ResponderExcluir