terça-feira, 6 de agosto de 2013

frio

todo dia ele tinha que me contar a mesma piada: o isaac disse pro jacó: vou fechar a janela, faz muito frio lá fora. e o jacó: e se eu fechar a janela, vai ficar mais quente lá fora? e toda noite nós ríamos, ele mais ainda de ver como eu sempre achava aquilo engraçado. ainda acho e, se você pudesse me contar tudo de novo todas as noites, eu riria do mesmo jeito. é que está muito frio lá fora.

4 comentários:

  1. gosto do frio, sempre gostei. sei que ele pode ser cruel para quem não pode se proteger, com roupa, casa, comida. a experiência de frio teve um lugar especial, numa cidade do Estado do Rio de Janeiro, Miguel Pereira. já não me lembro tão criança e pelas fotos, já caminhava para a futura próxima adolescência turbulenta. final dos anos 50 para 60.a viagem ainda era de trem. Central-Japeri- baldeação para Maria Fumaça até Miguel Pereira. um deslumbre de paisagem, quadro a quadro, da janela do trem. era um acontecimento, toda vez e pelo tempo que ficava, estava de férias na escola. assim que o trem partia da Central, minha tia-avó abria a lata com os salgados que trazia especialmente para a viagem. Não lembro quanto tempo durava. o tempo, na época, era de outra natureza. cada estação, o trem resfolegava, o apito soava e margeando rios e bananeiras, subia a serra. a viagem até hoje persiste. e se puder, depois continuo.

    ResponderExcluir
  2. faz frio e o frio é frigido. como uma pedra. frio na janela, no pé, no âmago. faz frio no quarto e não há ninguém para aplacá-lo, faz frio nos lábios. o frio racha, espira, o frio amarga. frio, o frio no jardim, no sofá. frio de matar pinguim na polo norte. frio de morte, de "renguear cusco"!frio que mata mendigos e liga as lareiras...

    ResponderExcluir
  3. Emocionei-me, Noemi. Sua concisão não prejudicou minimamente o sentimento, a sensação. Você manteve a alma.

    ResponderExcluir
  4. papai era demais.Ele ria tao gostoso nas poucas vezes que ria.Escuto ela ate agora.Fecha os olhos que vc tbem escuta

    ResponderExcluir