segunda-feira, 30 de setembro de 2013

mercearia

durante a revolução francesa, os trabalhadores resolveram impedir o funcionamento eficaz de algumas máquinas, emperrando a engrenagem com seus sapatos. em seguida, saíam para celebrar o feito em mercearias onde comiam pães e bebiam vinho. ou então: em casos de fome extrema, algumas pessoas acabam apelando para os próprios sapatos, que se transformam em pão. em outros casos, esse gesto pode também ser considerado um protesto contra o status quo. última chance: padeiros do século quinze, ao assarem pães com pouca farimha, descobriram que sua forma lembrava um sapato. resolveram então usar isso como símbolo de contestação contra os altos impostos sobre o trigo. desisto. não consigo estabelecer uma relaçao coerente para o fato de sapato, ciabatta e sabotagem terem a mesma origem etimológica.

4 comentários:

  1. O hitler te entenderia: fez sapatos com farinha demais e acabou resolvendo escrever um livro que tb tinha errado na quantidade de fogo. Os sapatos que ele tentou destruir ainda estão lá, ouvi dizer. Os livros que não tinham o fogo que ele desejava não tiveram a mesma sorte. Que será de nós?

    ResponderExcluir
  2. o sapato não vem da mercearia e sim da tela de cinema. a ceia de Chaplin com sua bota: couro, cadarço, pregos. o sapato que ia a mercearia que não existe mais nas cidades que ficaram grandes para a pequenez do mundo. gostava muito do balcão da mercearia. das prateleiras, dos sacos de varejo, do papel e do lápis, antes de ir para a caixa registradora. tem um versão mercadinho nos bairros, mercadorias mais caras, conversa com nome, bom dia, boa tarde. o armazém vem antes, ou são diferentes? armazenar, mercantilizar, pode ser que nessa conjugação de bolso elas se completem. quem sabe? como disse, meu Aurélio continua no armário que ainda não posso abrir desde que mudei de casa. nem o Aurélio, nem o armário. pelo que vejo escrito, parece que não estou seguindo o caminho da mercearia. por favor, me avise.

    ResponderExcluir
  3. o pão exulta, as aves rapinam, o próximo movimento altera o rumo das pisadas, os reformadores nunca se conformam com as mudanças. brioches regados a vinho, bebericados em copos. nada de sofisticação, afinal o pão é milenar... se surgiu antes dos sapatos, é outra questão. mas é difícil imaginar-se os nórdicos, lá, há dez mil anos, de pés no chão!?...

    ResponderExcluir