segunda-feira, 10 de maio de 2010

lembrança

lembrar-se é buscar uma lembrança no passado, de forma localizada e é também o momento em que uma lembrança súbita retorna à superfície da memória. se quero me lembrar de alguma coisa, como um nome ou um lugar, aciono uma cadeia de associações. por exemplo, para lembrar o nome da scarlet johansson, lembro de scarlet o'hara e do músico kevin johanssen. esse processo, inevitavelmente, causa encadeamentos esdrúxulos, às vezes inexplicavelmente com a mesma pessoa ou rua, como o hábito que tenho de chamar a kathleen turner de catherine o'connoly. já com relação às lembranças súbitas, que assomam sozinhas à memória, sem necessidade de serem evocadas, não sei por que, mas toda hora me lembro de mim mesma pequena, dentro de um elevador, com um primo muito alto de minha mãe, que vinha dos estados unidos, trabalhava na nasa, e que, por essa razão, eu achava que era um astronauta. minha emoção e curiosidade foram tamanhas que, agora, quarenta anos depois, lembro pelo menos uma vez por semana, sem querer, de que andei de elevador com um astronauta. sem falar de que também lembro do gosto da esfiha com zahtar do farabud e do david pequeno colocando sozinho a chupeta na boca, para ver se parava de chorar.

2 comentários:

  1. Lembrança pode ser um bom momento de escapar no dia, buscar refúgio em um elevador com um astronauta que nos tire o peso da gravidade.

    ResponderExcluir
  2. Do seu Lembrança: Noemi, muito legal! Também faço as minhas associações. Há algumas bem engraçadas. Mas sempre me policiei para não usar muito deste recurso; é que, desde criança, ficava com medo de ter a mente atulhada.

    Vim ler o seu texto por Indicação do Blog da Ivana Leite Arruda. Aproveito e lhe convido a conhecer o meu: http://jefhcardoso.blogspot.com e pedir o seu voto no Prêmio Top Blog.

    Abraço do Jefhcardoso

    ResponderExcluir