terça-feira, 13 de março de 2012

luz

quando acaba a luz e cessam os barulhos dos aparelhos elétricos, como a geladeira e o freezer, a qualidade do silêncio noturno é diferente e começam a se ouvir os sons dos insetos, dos grilos, dos pássaros ainda acordados, que provavelmente estranham a ausência dos barulhos habituais. a consciência é o barulho da geladeira, que fica lá, imperceptível, dando um contorno preciso e cansativo aos nossos pensamentos. no sono é como se acabasse a energia e os pensamentos ultrapassassem esses rijos contornos e se diluíssem no mundo líquido e gasoso dos sonhos, dos grilos e dos passarinhos acordados em hora errada.

5 comentários:

  1. Noemi, gosto muito dos seus textos.
    Sou paulista e há um ano mudei para a Suiça em uma cidadezinha muito quieta, quase sem nenhum barulho durante a noite, no inverno, nem os passarinhos abrem o dia. Demorei muito para acostumar e tinha uma vontade esquisita de abrir a janela e dar um grito no meio da noite,só para ver se tinha alguma forma de vida lá fora. Agora não estranho mais, adoro.
    Parabéns pelo blog. Adriana

    ResponderExcluir
  2. moro na cidade de campinas numa vila onde, por decisão dos moradores, as ruas não são asfaltadas. temos muitas árvores nas ruas, praça, cuidada por todos e curtida nas tardes de domingo...lá quando acaba a luz no meio da noite escutamos a lua fazendo chiiuuuu!!! ela também quer ouvir o silêncio noturno!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no silêncio da noite ainda tem o barulho maravilhoso desse seu texto. Uau.

      Excluir