terça-feira, 21 de agosto de 2012

halteres

na rádio ouço a propaganda de uma escola "forte". uma criança diz que é forte em matemática, outra em desenho e outra em português. ao final, o texto diz que a escola é forte em ensinar. por que chegou-se a essa ideia nefasta de ensino forte? por que associar conteúdo a força, já que escola forte é aquela que "puxa" no conteúdo? por que não pensar em escolas que ensinam os alunos também a serem fracos quando necessário? onde a ideia de que conteúdo não é halteres?

2 comentários:

  1. Noemi, bom dia.
    Suas instigantes observações me lembram também dos anúncios de escolas que levaram para o universo da educação a terrível palavra "investimento", termo do mundo das finanças, do capitalismo competitivo, da busca veloz por ganhos crescentes (que só os "fortes" auferem), em oposição à palavra "cultivo", mais própria à natureza lenta do tempo da educação.

    ResponderExcluir
  2. "Aprender à força"… se educar tem algum tipo de relação com a força, é apenas porque a força de um conteudo bem ensinado nos permite o acesso à sutileza, à fragilidade, ao efêmero...

    ResponderExcluir