segunda-feira, 6 de agosto de 2012

saída

a grande glória de dizer solenemente que a vida não tem saída. oh! que coragem! isso, na verdade, é nada mais do que um escudo poderoso para justificar sofisticadamente o egoísmo, tornando-o algo maduro. vamos, aproveite seu egoísmo, porque eu afirmo do alto de meus diplomas que a vida não tem sentido. pois olhe aqui: que a vida não tem sentido nem saída qualquer monge budista, qualquer padre de paróquia sabe. mas é isso justamente o que deveria explicar nossa louca oscilação entre buscar o nosso bem e buscar o bem comum, que, aliás, não são excludentes. quem sabe que as coisas não têm mesmo sentido e ainda assim luta por algum ideal (mesmo que tosco e tonto), é muito mais genuíno, efetivo e capaz de realmente agir do que os irônicos desdenhadores do bem. o que eles fazem é auto-ajuda para quem diz que não gosta de auto-ajuda.

4 comentários:

  1. ai ai Noemi com é bom topar com um texto seu na hora do almoço de uma segunda cheia luta por um ideal talvez tosco mas meu...beijo beijo Marta Toledo

    ResponderExcluir
  2. ontem ouvi que a vida é um Y. eu concordei.Y tem sentido ?

    ResponderExcluir
  3. "A vida não tem saída": é exatamente o que me consola.

    ResponderExcluir
  4. o sentido da vida não estaria na gestação da nona pelo jovem e obcecado ludwig, que somente o velho e alquebrado beethoven pôde parir, postada por você dois dias atrás?

    quem auto-ajuda não está se auto-ajudando?

    ResponderExcluir