segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

iou

de acordo com giambatista vico, a primeira palavra pronunciada pelo homem teria sido "iou", de onde deriva "deus". esta palavra seria como um grito primal, resultado da visão que o homem teria tido do primeiro raio. segundo ele, no paraíso não chovia e foi somente depois da expulsão de adão de lá, e com a primeira chuva, que teria surgido a primeira palavra. a língua de adão com deus, para vico, era mental e muda, não pronunciada. o primeiro grito do homem, então, foi consequência do espanto, do medo. será que adão não sentia medo nem espanto? o que será que adão conversava com deus na língua mental? haveria comunicação ou somente uma continuidade integrada de ideias, ou, nem isso, de sensações? o que será que deus podia pensar? por que adão não disse "iou"?

2 comentários:

  1. Noemi:
    Que delícia de reflexão! Fico pensando que as palavras sempre ficam felizes ao saltitarem a seu redor. Que iou a proteja!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. iou
    palavra que massageia nossos chakras. começa pelo i que reverbera no vishudda (chakra laríngeo - purificador), vem seguido do o que ressoa na caixa torácica, Anahata (chakra cardíaco – intocado), terminando num sonoro u usando o diafragma, membrana esticada de um tambor, Manipura (chakra do plexo solar – emoção). grito primal feito de vogais. sem vibração das cordas vocais, nem interceptação dos lábios. saem livres voando da nossa boca.

    ResponderExcluir